domingo, 1 de abril de 2012

PONTO DE IGNIÇÃO OU PEGA NO TRANCO?

No ano passado a DC comics promoveu mais uma reformulação no seu universo. Uma reformulação de todos os seus títulos e tendo como carro chefe, a liga da justiça desenhada por Jim Lee. A DC chamou este evento de “reboot”. Esta reformulação começou a sair agora no Brasil. Mas vamos do começo. Estes grandes eventos começaram nos anos 80. A DC sentia a necessidade de organizar toda sua cronologia. Eram tantos universos paralelos que própria editora sentia dificuldades para definir a cronologia dos seus personagens. Ou seja, de todo o universo DC. Então criou um grande evento chamado "crise nas infinitas terras". Observe que o nome já diz tudo. Realmente era uma crise de realidades onde o leitor não sabia o que deveria ou não ser levado em consideração na contrição do universo DC dos personagens.Foi com certeza um grande evento.
Grandes artistas foram chamados para dar a sua contribuição na reformulação dos ícones da editora. Personagens como Batman,Superman e mulher maravilha, foram reformulados por astros como John Byrne, Frank Miller e George Perez. Durante muito tempo a origem desses trés personagens redefinidas por estes artistas Foram consideradas pelos leitores como definitivas. Assistindo este grande evento e no mesmo período, a Marvel tratou de criar o seu grande evento:as guerras secretas. Neste evento, os personagens( heróis e vilões) foram sequestrados por uma entidade alienígena jogados em outro planeta e obrigados a se enfrentarem. Heros e vilões foram usados como soldados em uma guerra que a terra não viu.
A ideia central da Marvel com este evento, era que os personagens passassem por situações que os redefinissem no universo Marvel. Alguns personagens foram mais afetados que a maioria. O homem- aranha logo após este evento, passou a usar o uniforme negro e como todos já sabem, deu origem ao surgimento do venom. A mulher-Hulk passou a fazer parte do quarteto fantástico e o capitão America teve o seu escudo destruído pela primeira vez era. Em resumo: o evento não causou a mesma repercussão que a sua concorrente. Já na década de 90, a Dc produziu outro grande evento. Desta vez o nome era "zero hora". Neste Evento, Hal Jordan ao se tornar Parallax (e novamente com viagens no tempo), causa uma crise que novamente redefine todo o universo DC.

E claro, a Marvel não podia deixar isso passar em branco. Respondeu com um evento chamado Massacre. Neste evento, todos os heróis se uniram para derrotar uma criatura que era a união das personalidades de Xavier( professor X) e Magneto. No final deste evento, e ao contrario das guerras secretas,todos os heróis são afetados radicalmente. O resultado que esta saga produziu foi chamado de "heróis renascem". Artistas como Jim Lee e Rob Liefeld forem contratados para produzir esta reformulação.
Os heróis mais afetados forem Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, capitão America e os vingadores. O projeto foi um fracasso tão grande que depois de um ano, a Marvel foi obrigada a fazer tudo voltar ao normal.
E agora,tudo começou com a minissérie ponto de ignição. Nesta minissérie, o flash (que tem um histórico de viagens pelo tempo), tenta mudar a realidade para salvar um parente e acaba desencadeando toda essa mudança na realidade do universo DC. Bem, o resultado transformação, é que as vendas da editora subiram e quase todas as revistas publicadas tiveram as tiragens reimpressas. Em resumo: não vou falar que foi um sucesso de crítica, mas com certeza foi um sucesso de vendas. Os desenhos ficaram por conta de feras como Jim Lee, Ivan Reis, David Finch e outros. Mas e a Marvel? Bem, a Marvel logo tratou de preparar o seu grande evento em resposta as vendas da Distinta Concorrente.

Mas será que este evento não esta um pouco... Deixa-me ver... Bom, vamos a os fatos. A Marvel anunciou em alguns eventos que o universo Marvel vai passar por uma “mudança”. Agora, vamos para as especulações. Recentemente, a Marvel publicou um serie em quatro edições onde Cable (que estava morto e também tem um histórico de viagens no tempo), chega do futuro e confronta os vingadores. Neste confronto, Cable pretende proteger Esperança dos maiores heróis da terra. Para ele, este confronto é inevitável. E que o futuro do universo depende desta missão. Toda esta confusão que esta série ira causar, vai servir de pano de fundo para o evento que a Marvel vem anunciando dede o final do ano. Vingadores VS X-men.

Outra personagem que promete ter um papel importa ao lado de Esperança neste evento, é a Feiticeira Escarlate (tem o poder de modificar a realidade). Então, viajantes do tempo (Flash e Cable), mudanças de realidades (esteira do flash e Feiticeira Escarlate) são muitas semelhanças e “um pouco” de falta de criativide da Marvel e da Dentista Concorrente que pra evitar quebrar a cabeça sempre com um novo evento todos os anos, Já tem um monte de universos paralelos (terra um, terra dois... Ou seja, infinitas terras). Agora, só o tempo vai dizer se estas especulações irão se concretizar e promover a grande falta de criatividade das duas editoras.








2 comentários:

  1. Haja coincidência ou é apenas renovação de idéias antigas? Alguns fatos lembram aquela velha história que o vilão que vem do futuro é um herói do presente. Sem contar Vingadores VS X-Men que saiu em Épicos MArvel, os mutantes protegem Magneto de ser preso pelos Vingadores. Vamos ver em que isso vai dar futuramente na guerra das editoras.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado. É como matemática. A ordem dos fatores não alteram o produto. No final,vai dar tudo no mesmo.

    ResponderExcluir